89096169 521580378561799 1240236776690286592 n

A evolução do número de casos diagnosticados e a disseminação da doença por novo coronavírus (COVID-19) ao longo das últimas semanas recomendam a adoção de medidas preventivas e uma ponderação cuidada quanto à realização de deslocações, em especial às regiões mais afetadas.

Neste quadro, desaconselha-se a realização de qualquer viagem à província chinesa de Hubei, a diversas regiões de Itália e de viagens não essenciais aos seguintes locais:

República Popular da China;
Irão;
Coreia do Sul (às cidades de Daegu e Cheongdo e à província de Gyeongsang-buk);

Recomenda-se aos cidadãos que consultem os Conselhos aos Viajantes em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/conselhos-aos-viajantes?fbclid=IwAR1Ig_Iy88IotkyV0Bj2Qv8Nq7ASdlUGLk0lw0vkyJar8MtMO_XUfiT80J4 referentes aos países de destino em virtude de constantes alterações locais em países cujas autoridades estão a implementar medidas adcionais de proibição de entrada. Os viajantes devem ainda seguir atentamente as recomendações e orientações publicadas pela Direção-Geral da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde e pelas autoridades de saúde dos países de destino, nomeadamente no que diz respeito às medidas de higiene.

Em virtude das medidas adotadas em Itália, a Embaixada de Portugal e os consulados honorários naquele país, embora em funcionamento, poderão ter as suas atividades condicionadas.

Recomenda-se ainda que se informem junto das companhias aéreas quanto ao eventual cancelamento de voos e junto das autoridades do país de destino quanto a eventuais restrições de entrada e à circulação que possam ter sido adotadas em resposta ao COVID-19, em especial no caso de o viajante ter efetuado deslocações recentes a áreas afetadas.

De forma a facilitar o contacto com os postos consulares em caso de emergência, aconselham-se os viajantes a efetuar o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante. Em casos de comprovada emergência consular, os cidadãos poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos telefónicos + 351 217 929 714 ou + 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

As pessoas que regressem a Portugal, vindas de áreas afetadas devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações que lhes forem dadas. Por regra não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas.

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/alertas/coronavirus-covid-20?fbclid=IwAR3vEV1Yy5iszZUPDCN9SngHgKKnQmBba3kin9jlWzBTqycAzDoMEtAB9E0

  • Partilhe