VIAGENS PARA OS PAÍSES BAIXOS A PARTIR DE PORTUGAL CONTINENTAL, ARQUIPELAGOS DOS AÇORES E DA MADEIRA OU DE OUTROS PAÍSES DA UE/ESPAÇO SCHENGEN (Classificados pelos Países Baixos como países de Alto Risco)

Se viajar para os Países Baixos a partir de Portugal Continental, dos Arquipélagos dos Açores ou da Madeira, ou de outro país da UE ou Espaço Schengen, presentemente incluídos pelos Países Baixos na Lista de Países de Alto Risco deverá fazer-se acompanhar de um  Certificado Digital COVID da UE que comprove ser detentor:

  • De vacinação completa. A vacinação só será considerada válida 14 dias após a inoculação da última dose. A partir do dia 14 de agosto, a vacina da Janssen só será considerada válida 28 dias após a respetiva inoculação.

Consulte os requisitos de provas de vacinação

  • Ou de um teste NAAT (PCR) com resultado negativo realizado durante as 48 horas que antecedem a partida para os Países Baixos. Ou teste rápido antigénio, realizado nas 24 horas que antecedem a respetiva partida. Consulte os requisitos para apresentação de testes.
  • Ou de Certificado de recuperação, que ateste que o titular recuperou de uma infeção por SARS-CoV-2, na sequência de um resultado positivo num teste NAAT (PCR) realizado, há mais de 11 dias e menos de 180 dias.

Na impossibilidade de apresentar um Certificado Digital Covid da UE, deverá fazer-se acompanhar de:

  • Comprovativo de realização de teste laboratorial NAAT (PCR) com resultado negativo realizado durante as 48 horas que antecedem a partida para os Países Baixos. Ou comprovativo de teste rápido antigénio, realizado nas 24 horas que antecedem a partida. Consulte mais informações AQUI  

Crianças menores de 12 anos não necessitam apresentar qualquer comprovativo acima referido.

Os Países Baixos deixaram de incluir a “forte recomendação” de realização de quarentena aos cidadãos que cheguem a este país vindos de Portugal ou de outro país da UE ou Espaço Schengen, ainda assim, aconselham os viajantes à realização de auto-testes após a chegada a este país, mesmo que se encontrem vacinados ou não apresentem sintomas.

Caso viaje por via aérea, deverá ainda fazer-se acompanhar de uma Declaração de Saúde, a qual deve descarregar, preencher e manter durante toda a viagem. Descarregue aqui o modelo  Não se aplica a menores de 13 anos.

A apresentação da documentação acima referida (exceto a Declaração de Saúde) é exigível a todos os passageiros que viajem para os Países Baixos a partir de um país não incluído na Lista de Países Seguros por via aérea, terrestre (transporte próprio), marítima, ferroviária (intercidades/internacionais) ou transporte rodoviário internacional (autocarros “expresso”). Esta exigência não se aplicará ao transporte de passageiros em autocarros de transporte local que tenham como destino localidades dos Países Baixos a menos de 30 km da fronteira.

Consulte os Conselhos aos Viajantes do Portal das Comunidades para mais informações úteis sobre viajar para os Países Baixos.

  • Partilhe