O Governo dos Países Baixos atualizou as informações constantes do respetivo site oficial no que se refere à apresentação de testes negativos pelos passageiros que viajam para os Países Baixos por via aérea, ferroviária, rede expresso, ou automóvel. Consulte todas as medidas atualmente em vigor, inclusive para quem apenas faz escala num aeroporto deste país, através dos seguintes links:

Negative COVID-19 test results and declaration required

Travelling to the Netherlands from abroad

No que se refere às viagens por via aérea ou ferroviária, os passageiros (com idade igual ou superior a 13 anos) que necessitem viajar para os Países Baixos a partir de um país de alto risco (consulte a lista de países considerados seguros)  terão agora duas opções para, antes do embarque, fazerem prova de que testaram negativo à infeção por Covid-19.

 

OPÇÃO 1: Apresentação de apenas 1 teste.

Os passageiros oriundos de países de alto risco, deverão apresentar resultado negativo ao 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗡𝗔𝗔𝗧 (PCR, RT PCR, LAMP, TMA or mPOCT) com base numa 𝗮𝗺𝗼𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗹𝗲𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗺𝗲𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟰 𝗵𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗲𝗺𝗯𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲.

 

OPÇÃO 2: Apresentação do resultado de 2 testes.

Os passageiros que não consigam apresentar um teste molecular NAAT (PCR, RT PCR, LAMP, TMA or mPOCT) negativo, realizado conforme indicado na opção 1, deverão fazer prova de que testaram negativo à Covid-19 , mediante a apresentação de:

- Resultado negativo ao teste NAAT (PCR, RT PCR, LAMP, TMA ou mPOCT), realizado até 72 horas antes da hora de chegada  aos Países Baixos;

- Resultado negativo a um teste rápido antigénio, realizado durante as 24 horas que antecedem a viagem.

 

O resultado do teste molecular NAAT pode ser apresentado em papel ou digitalmente, por exemplo, num smartphone.

A obrigatoriedade de apresentação de teste negativo aplica-se igualmente aos passageiros que já tenham sido vacinados.

 

A par com a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo à Covid-19, os passageiros que viajam por via aérea, a partir de outro país da UE, deverão apresentar ainda uma Declaração de Saúde viajantes com idade inferior a 13 anos necessitam igualmente de apresentar uma declaração de saúde preenchida.

Os passageiros que não sejam cidadãos de um país da UE ou do espaço Schengen ou que viajem de países fora da UE ou de fora do Espaço Schengen, a par da obrigatoriedade de apresentação terão ainda de apresentar uma Declaração de Teste Negativo preenchida e impressa.

Para esclarecimentos adicionais sobre requisitos de viagem, inclusive para cidadãos que pretendem viajar e continuam a testar positivo após infeção por Covid-19, recomenda-se a consulta da página oficial do Governo deste país.

Recomenda-se ainda a consulta dos sites oficiais e/ou o contacto prévio com as transportadoras e aeroportos.

Recordamos que se mantém em vigor a forte recomendação de realização de quarentena de 10 dias, aquando da chegada a este país.

  • Partilhe