mg 3968 2

Photography by Hester Dijkstra for Diplomat Magazine

 

Caros compatriotas,

 

O ano de 2020 está a chegar ao fim e infelizmente, não deixará boas memória para muitos de nós. Foi um ano marcado por momentos muito dolorosos, repleto de perdas e privações e foi também um ano demasiado exigente que impôs uma nova e inesperada realidade, submetendo o sentido de humanidade a duras provas de resistência.

Em consequência, 2020 tornou-se um ano de reinvenções a todos os níveis. Desde o descobrir novas formas de manifestar afetos, à alteração de velhos hábitos sociais, desde a privação de movimentos, ao encontrar de novas formas de prestar serviços, tudo foi submetido às mais inesperadas alterações e adaptações.

 Inevitavelmente, também a Embaixada e Secção Consular se viram obrigadas a grandes e repentinas mudanças com o intuito de garantir a segurança dos seus utentes e funcionários. Quero por isso exprimir os meus sinceros agradecimentos a todos pela compreensão e construtiva cooperação manifestadas durante este período difícil.

E porque a pandemia não acabou só porque o Natal está a chegar, também o Natal deverá ser reinventado. Bem sei que não será o mesmo sem os abraços familiares e a mesa rodeada de pessoas queridas. No entanto, neste momento, o melhor presente que podemos oferecer a quem gostamos, é a distância física. Este Natal, será a distância o sinónimo do verdadeiro espírito de união natalícia.

Com o encerrar de um ciclo, um novo se inicia e 2021 está a chegar, trazendo com ele a esperança de um regresso aos afetos e à normalidade. Ainda assim, a consciência social terá de permanecer viva nas ações de todos, porque a tão desejada liberdade não será imediata.

2021, representará ainda o início de uma nova e importante fase para Portugal, que assumirá, durante o primeiro semestre, a Presidência do Conselho da União Europeia, com o lema: “Tempo de agir: Por uma recuperação justa, verde e digital’”.

E é também no mês de janeiro que vamos eleger o próximo Presidente da República Portuguesa, eleição para a qual apelo desde já à participação de todos, com o compromisso de que tudo faremos no sentido de garantir todas as condições para que exerça o seu direito de voto em total segurança, nas instalações da Secção Consular da Embaixada de Portugal na Haia.

Para terminar, endereço a toda a comunidade portuguesa nos Países Baixos votos sinceros de muita saúde e de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

 

Rosa Batoréu

Embaixadora de Portugal junto dos Países Baixos

  • Partilhe